Consulta sobre tabela de honorários

Tabela Referencial de Honorários


     Com o intuito de ampliar políticas relativas ao reconhecimento e ao fortalecimento da categoria, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) estabeleceram uma parceria para a atualização da Tabela de Referência Nacional de Honorários dos (as) Psicólogos (as).

      Para produzir um referencial que atenda aos anseios da categoria e contemple outros procedimentos atualmente realizados, será feita por parte dessas entidades uma consulta pública a todos os Conselhos Regionais de Psicologia, sindicatos de psicólogos, entidades científicas e profissionais em geral. Essa consulta será realizada por meio de formulário online, de fácil acesso, onde todos poderão opinar sobre os procedimentos elencados na atual tabela, além de incluir novos, e estará disponível nos sites do CFP e da Fenapsi. Finalizada a consulta pública, será lançado um edital para que instituições de pesquisa interessadas possam se inscrever para a realização do trabalho, prevendo-se a conclusão do produto com a maior brevidade possível.

      A tabela atual conta com um rol de 52 procedimentos agrupados em seis categorias: diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica, solução de problemas psicológicos, acompanhamento e orientação psicológica e assessoria em psicologia. A lista completa pode ser consultada aqui.

      O CFP e a Fenapsi reconhecem a importância desse documento para a categoria, como uma ferramenta auxiliar na cobrança de honorários por parte de profissionais autônomos, além de parâmetro para negociações com planos de saúde e demais empresas e instituições. Por isso, espera a colaboração da categoria para que esta atualização tenha a ampliação de todos os interessados.


Tabela de Honorários

      A Tabela de Honorários é um documento de referência nacional de valores, em reais, não estabelece piso nem teto de preços para os honorários cobrados, cabendo, portanto, a cada profissional psicólogo definir, em comum acordo com a pessoa (física ou jurídica) que solicita seus serviços, os valores a serem cobrados.


Pesquisa

      A consulta contém questões relativas ao perfil do participante (área de atuação, idade, estado e etc.), perguntas sobre a funcionalidade da tabela de honorários, além da avaliação de nomenclaturas propostas para as seis categorias.





Sistema desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação do CFP - Copyright ® 2013 Todos Direitos Reservados

SAF SUL (Setor de Administração Federal Sul), Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, Térreo, Sala 104. CEP.: 70070-600, (61) 2109-0100